1. Em primeiro lugar, abrir o ficheiro dos polígonos platónicos e deixar só a layer Tetraedro visível. De seguida, usar o comando WBLOCK > Select objects - Selecção do Tetraedro > Enter > Dar nome tetraedro.dwg
2. Abrir o ficheiro tetraedro.dwg
3. Comando SCALE > Seleccionar o tetraedro > Escolher ponto no eixo xyz e de seguida, colocar o rato para a direita > 120 na caixa de comandos.
4. Comando UNITS > Colocar em Units to scale inserted content: UNITLESS
5. Comando 3DORBIT para mudar a vista do Tetraedro. De seguida, apagar a base do mesmo.
6. Mudar o desenho para 2d Wireframe. Utilizar comando CIRCLE > 3P > os pontos são os vértices do tetraedro.
7. Comando OFFSET > 10 > Selecção da circunferência. Foi criada uma circunferência com 10 unidades de afastamento da inicial.
8. Utilizar comando PLINE > escolher 3 pontos, os vértices do tetraedro. De seguida, apagar a circunferência inicial.
9. Com o comando MOVE > Selecção das 3 faces restantes do Tetraedro. Movê-las para o lado.
10. Comando REGION > Seleccionar a circunferência e o triângulo > Enter. As duas entidades são agora regiões.
Comando SUBTRACT > Selecção da circunferência > Selecção do triângulo. Mudar o desenho para SHADED.
11. Comando COPY > copiar todo o desenho realizado.
Comando MOVE > Voltar a colocar as faces restantes do Tetraedro sobre a base criada.
12. Comando EXTRUDE > Selecção da circunferência > 2 unidades. De novo, comando EXTRUDE > Selecção do tetraedro > 2 unidades.
13. Comando UCS > N > Selecção de um vértice no topo do tetraedro.
14. Comando SLICE > Selecção das 3 faces > xy > 0,0,-10. Apagar o que cortado.
14. Comando UCS > World. Seguidamente, comando CIRCLE > 3P > 3 vértices de cima.
15. Comando OFFSET > 10> Selecção da circunferência.
Comando PLINE > Selecção dos 3 vértices.
16. Apagar circunferência pequena. De seguida, comando REGION > Selecção da circunferência e triângulo.
Comando SUBTRACT > Selecção da circunferência > Selecção do triângulo.
17. Comando EXTRUDE > Selecção da circunferência > 2 unidades.
18. Utilizar o comando WBLOCK > Select objects - Selecção do Quebra-luz > Enter > Dar nome quebraluz.dwg
19. Abrir o 3DS Max e importar o ficheiro quebraluz.dwg.
20. Ir a MATERIAL EDITOR > Standard > Diffuse > Escolher a cor desejada. Arrastar a miniatura para o quebra-luz, para lhe atribuir essa cor.
21. Falta colocar uma lâmpada no quebra-luz. Para isso CREATE > Lights > Standard > Omni. Na vista de topo, colocar a lâmpada no centro do triângulo menor. De seguida, na vista lateral, subir um pouco a lâmpada.
22. MATERIAL EDITOR > Opacity: 80.
23. RENDER SETUP > Options > Forced 2sided.
24. Fazer RENDER.
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