segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Construção de Quebra-luz | Exercício 12 | Aula 18

Construção de um quebra-luz usando os softwares AutoCAD e 3DSMax.

1. Em primeiro lugar, abrir o ficheiro dos polígonos platónicos e deixar só a layer Tetraedro visível. De seguida, usar o comando WBLOCK > Select objects - Selecção do Tetraedro > Enter > Dar nome tetraedro.dwg





2. Abrir o ficheiro tetraedro.dwg

3. Comando SCALE > Seleccionar o tetraedro > Escolher ponto no eixo xyz e de seguida, colocar o rato para a direita > 120 na caixa de comandos.



4. Comando UNITS > Colocar em Units to scale inserted content: UNITLESS


5. Comando 3DORBIT para mudar a vista do Tetraedro. De seguida, apagar a base do mesmo.



6. Mudar o desenho para 2d Wireframe. Utilizar comando CIRCLE > 3P > os pontos são os vértices do tetraedro.


7. Comando OFFSET > 10 > Selecção da circunferência. Foi criada uma circunferência com 10 unidades de afastamento da inicial.


8. Utilizar comando PLINE > escolher 3 pontos, os vértices do tetraedro. De seguida, apagar a circunferência inicial.



9. Com o comando MOVE > Selecção das 3 faces restantes do Tetraedro. Movê-las para o lado.


10. Comando REGION > Seleccionar a circunferência e o triângulo > Enter. As duas entidades são agora regiões. 
Comando SUBTRACT > Selecção da circunferência > Selecção do triângulo. Mudar o desenho para SHADED.




11. Comando COPY > copiar todo o desenho realizado.
Comando MOVE > Voltar a colocar as faces restantes do Tetraedro sobre a base criada



12. Comando EXTRUDE > Selecção da circunferência > 2 unidades. De novo, comando EXTRUDE > Selecção do tetraedro > 2 unidades.




13. Comando UCS > N > Selecção de um vértice no topo do tetraedro.


14. Comando SLICE > Selecção das 3 faces > xy > 0,0,-10. Apagar o que cortado.





14. Comando UCS > World. Seguidamente, comando CIRCLE > 3P > 3 vértices de cima.

15. Comando OFFSET > 10> Selecção da circunferência. 
Comando PLINE > Selecção dos 3 vértices.


16. Apagar circunferência pequena. De seguida, comando REGION > Selecção da circunferência e triângulo.
Comando SUBTRACT > Selecção da circunferência > Selecção do triângulo.



17. Comando EXTRUDE > Selecção da circunferência > 2 unidades.



18. Utilizar o comando  WBLOCK > Select objects - Selecção do Quebra-luz > Enter > Dar nome quebraluz.dwg


19. Abrir o 3DS Max e importar o ficheiro quebraluz.dwg. 


20. Ir a MATERIAL EDITOR > Standard > Diffuse > Escolher a cor desejada. Arrastar a miniatura para o quebra-luz, para lhe atribuir essa cor.



21. Falta colocar uma lâmpada no quebra-luz. Para isso CREATE > Lights > Standard > Omni. Na vista de topo, colocar a lâmpada no centro do triângulo menor. De seguida, na vista lateral, subir um pouco a lâmpada.



22. MATERIAL EDITOR > Opacity: 80.


23. RENDER SETUP > Options > Forced 2sided.


24. Fazer RENDER.

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