quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Construção de Quebra-luz (2) | Exercício 13 | Aula 20

Vai ser realizado um Quebra-luz com recurso ao software AutoCAD e 3dsMax. Este exercício tem como finalidade exemplificar o que pode ser feito no exercício final.

1. Comando BOX > 0,0 > 200, 200, 200.


2. De seguida, comando VPOINT > -1,-1.7

,1

3. Comando UCS > X > 90.


4. Comando POLYGON > 3 (vértices) > e > ponto no vértice da face frontal > outro ponto no vértice da face frontal (ver imagens).




5. Comando EXTRUDE > Selecção do triângulo realizado > Arrastar o mesmo para trás, ultrapassando a área do cubo.


6. Comando MOVE > Selecção de um ponto do (agora) prisma triangular > Mover o prisma para a frente. De seguida, comando SUBTRACT > Selecção do cubo > Selecção do prisma triangular.





7. Voltar à UCS normal. Comando UCS > WORLD. Com o comando LINE > Desenhar traço correspondente à diagonal interna do cubo.


8. Com o comando CYLINDER > Centro no meio do traço realizado anteriormente > 10 (raio). Desenhar cilindro até ficar fora do cubo (para cima).


9. De novo, utilizar o comando SUBTRACT > Selecção do cubo > Selecção do cilindro



10. Com o comando COPY, fazer uma cópia do desenho.


11. Utilizar o comando EXPLODE > Selecção do desenho copiado. De seguida, apagar o interior do mesmo.


12. Utilizar de novo o comando COPY e fazer uma cópia do segundo desenho - quebra-luz (o desenho sem o interior). Depois, comando EXTRUDE > Selecção de um dos quebra-luz > 1.5 (espessura).


13. Comando WBLOCK > Pick Point > Selecção ponto do quebra-luz com espessura > Units milimeters > Guardar como candeeiro_teste.dwg


14. Agora, a outra cópia do quebra-luz vai ser utilizada para fazer a planificação. Planificação essa que iria para o laboratório de prototipagem para corte a laser.
Mudar estilo de desenho para 2d Wireframe.
Utilizar comando ALIGN para colocar o quebra-luz invertido. Voltar a usar o comando ALIGN para realizar os rebatimentos de cada uma das faces do quebra-luz. Por fim, comando EXPLODE > Selecção do quadrado.



15. Com o comando LAYER, criar duas layers novas. Layer CORTE a cor azul e layer GRAVAÇÃO a cor vermelha. Colocar as linhas na layer correspondente (corte significa o corte e gravação apenas "semi-corte", o ideal para realizar dobras).




16. Utilizar o comando WBLOCK > Pick Point > Escolher um ponto > Units milimeters > Guardar como candeeiro_teste1_laser2d.dwg



17. Abrir o ficheiro candeeiro_teste1_laser2d.dwg. Comando PLAN e guardar.


18. Abrir o 3dsMAX e de seguida ir ao MENU INICIAL > IMPORT > Selecção do candeeiro_teste.dwg.


 


19. Por fim, ir a MATERIAL EDITOR > Escolher uma miniatura de material qualquer e arrastar para cima do quebra-luz.



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