sábado, 31 de outubro de 2015

Construção de uma porta | Exercício 10 | Aula 12 (parte 1)

Vai ser criada uma porta e parede onde esta vai estar colocada no software 3DMAX. No final do exercício, será feita uma animação em que a porta abre e fecha.

1. Em primeiro lugar, certificar-se que existem 4 janelas, 3 para vistas e 1 para perspectiva.



2. De seguida, seleccionar a janela de perspectiva (carregando na mesma) e no menu do lado direito, ir a CREATE > OBJECT TYPE > BOX.



3. Mais abaixo, em KEYBOARD ENTRY, inserir as correctas medidas:
length: 250 
width: 3000
height: 3000
carregando em CREATE de seguida.

4. No menu no canto inferior direito, carregar em ZOOMS EXTENTS ALL SELECTED para fazer zoom em todas as janelas.


5. Mudar o nome de box001 para Parede. Mudar também a cor (opcional), carregando no quadrado à direita do nome.


6. Voltar ao menu do lado direito CREATE > OBJECT TYPE > BOX. Em KEYBOARD ENTRY, inserir as medidas:
length: 350
width: 900
height: 2100
carregar em CREATE.


Esta box criada vai ser o "buraco" que vai ser realizado na parede para a colocação da porta.

7. Carregar em ESC para desseleccionar a caixa criada (sair da selecção). O contorno de uma peça significa que esta está seleccionada.




8. Selecionar a parede (carregando na mesma) e ir ao menu do lado direito: CREATE > COMPOUND OBJECS > BOOLEAN > OPERATION SUBTRACTION (A-B) > PICK OPERAND B - box001 > trocar de operation subtraction (A-B) para OPERATION SUBTRACTION (B-A)



9. Voltar ao menu do lado direito CREATE > STANDARD PRIMITIVES > BOX > KEYBOARD ENTRY inserindo as medidas:
lenght: 50
width: 900
height: 2100
Carregar em CREATE. A porta está feita.
Mudar o estilo de desenho de SHADED para WIREFRAME e de seguida fazer zoom.


10. É necessário que o vértice da porta toque no vértice da parede. Deste modo, vamos ao menu superior e carregamos em SNAPS TOGGLE (símbolo com 3 e com ferradura) com o botão direito. Na janela aberta, desligar GRID POINT e ligar VERTEX. Fechar janela e voltar a carregar em SNAPS TOGGLE para activar.



11. Carregar em SELECT MOVE e seleccionar a porta (carregando na mesma). Carregar no vértice e puxar com o rato até ao vértice da parede.



12. Seleccionar a vista frontal e voltar ao menu da direita. CREATE > SHAPES > CIRCLE > KEYBOARD ENTRY > RADIUS: 25 > X: -440 Y: 200 Z: -900. Foi criado o puxador.






Continua... 

Sem comentários:

Enviar um comentário