1. Em primeiro lugar congelar a layer DODECAEDRO e colocar layer ISCOSAEDRO como meio de trabalho. De seguida, usar comando VPOINT > -1.5,-1,1.
2. Comando POLYGON > 5 > 0,0 > 1,0 , criar um polígono com 5 lados (pentágono).
3. Utilizar o comando POLYGON > 3 > egde > selecionar vértices que podem ser visualizados na imagem seguinte. São assim criados dois triângulos, cada um partilhando uma face com o pentágono.
4. UCS > WORLD e de seguida UCS > Y > 90.
5. Comando CIRCLE > mid (meio da aresta do triângulo esquerdo e pentágono) > criar circunferência até ao vértice mais à direita do triângulo da direita.
6. UCS > WORLD. De seguida, UCS > 3P > selecionar 2 pontos (nas imagens) > @0,0,100.
7. De seguida, UCS > Y > 90.
8. De novo, comando CIRCLE > mid (meio da aresta do triângulo esquerdo e pentágono) > criar circunferência até ao vértice do triângulo esquerdo que se encontra mais abaixo.
9. Comando 3DFACE, criar um triângulo, sendo os pontos: ponto de intersecção entre os eixos xyz; vértice do triângulo esquerdo que coincide com um vértice do pentágono; ponto em que as duas circunferências de intersectam na parte superior do desenho. Mudar o estilo de desenho para SHADED.
10. Utilizar o comando ERASE > ALL > R > L > enter. Deste modo, todo o desenho é apagado excepto a última parte. Utilizar comando 3DORBIT para mudar ponto de vista (opcional).
11. Utilizar comando ARRAYCLASSIC > selecionar POLAR ARRAY > carregar em SELECT OBJECTS > selecionar o triângulo > carregar em PICK CENTER POINT > selecionar o vértice superior do triângulo > escolher TOTAL NUMBER OF ITEMS: 5.
12. Com o comando ERASE, apagar a face criada inicialmente (o triângulo).
13. Utilizar comando UCS > 3P - ver pontos nas próximas imagens.
14. Para continuar a construção do polígono, é necessário imaginar um pentágono. Este é um processo que se vai repetir até o polígono ficar terminado.
15. Voltar ao comando ARRAYCLASSIC > carregar em SELECT OBJECTS > selecionar face da direita do pentágono imaginário > carregar em PICK CENTER POINT > selecionar o vértice superior > NUMBER OF ITEMS: 5 > ANGLE TO FILL: 360.
16. Com auxílio do comando 3DORBIT, ir mudando o ponto de vista do polígono até encontrar novos "pentágonos". Repetir o processo com a mudança de UCS e de seguida o comando ARRAYCLASSIC. Quando faltar apenas 2 faces, utilizar o comando 3DFACE para completar.
Vistas do polígono terminado.
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