1. Criar cinco layers intituladas CUBO, TETRAEDRO, OCTAEDRO, DODECAEDRO e ICOSAEDRO. Atribuir-lhes cor e colocar a layer CUBO como meio de trabalho.
2. Com o comando 3DFACE, criar uma face do cubo, com os seguintes pontos: 0,0 . 1,0 . 1,1 . 0,1 . Usar o comando 3DORBIT para mudar o ponto de vista e colocar o desenho em REALISTIC.
3. Utilizar o comando COPY e copiar a face do cubo várias vezes, de modo a criar uma cruz.
4. Mudar a UCS para Y > 90.
5. Com o comando ROTATE, seleccionar uma das faces (neste caso, a superior) e seleccionar o ponto também. De seguida, escolher o ângulo de rotação > 90.
6. Utilizar de novo o comando ROTATE para as outras faces. Neste caso, seleccionar a face e ponto bem como o ângulo >-90. Repetir o passo para a face que falta.
7. Comando UCS > WORLD. De novo, UCS > X > 90. Utilizar de novo o comando ROTATE para as duas faces finais. A face da esquerda vai rodar num ângulo de -90º e a da direita num ângulo de 90º. O cubo fica feito.
8. Congelar a layer CUBO e colocar a layer TETRAEDRO como meio de trabalho. De seguida, UCS > WORLD.
9. Usar o comando POLYGON > 3 > 0,0 > 1,0. Deste modo, vai ser desenhado um polígono de 3 lados (triângulo) em que os pontos são 0,0 e 1,0.
10. De seguida, utilizar o comando 3DFACE e seleccionar os 3 pontos do triângulo, carregando em enter de seguida. Mudar o desenho para SHADED.
11. Utilizar o comando ERASE > All > R > L > enter. A seguir, utilizar o comando MIRROR, seleccionar o triângulo e dois pontos de modo a criar um eixo para fazer o espelho do triângulo. Não apagar o triângulo feito no início.
12. Usar o comando COPY e seleccionar um ponto da face copiada anteriormente, colocando mais duas faces, uma do lado esquerdo e outra do lado direito.
13. Mudar o UCS > Y > 90. E com o comando OSNAP, escolher o ponto de MIDPOINT para utilizar no desenho.
14. Com o comando CIRCLE > MID, criar uma circunferência (com centro no meio do eixo da face mais à direita) até ao vértice que se encontra mais à direita. Mudar o desenho para 2D Wireframe.
15. Mudar o UCS > World. E de seguida, UCS > 3p > (ver pontos das imagens) > @0,0,100 > enter. 3DORBIT para mudar de vista (opcional).
16. Comando CIRCLE > centro na intersecção entre os eixos XYZ > até ao vértice mais à esquerda.
17. Comando ALIGN > Selecionar a face mais à esquerda > enter > selecionar o primeiro ponto 2 vezes (origem e destino) > selecionar o segundo ponto 2 vezes (origem e destino) > selecionar terceiro ponto 1 vez (vértice mais à direita) > seleccionar ponto onde as duas circunferências se intersectam na parte superior do desenho.
18. Mudar o desenho para SHADED. Usar o comando ALIGN e repetir o processo (rebatimento) nas duas outras faces de forma a criar o tetraedro.
(to be continued...)
Sem comentários:
Enviar um comentário