1. Congelar layer TETRAEDRO e colocar layer OCTAEDRO como meio de trabalho. De seguida, utilizar o comando VPOINT > 1.5 > 1.1 .
2. Desenhar uma forma com o comando REC > 0,0 > 1,1.
3. Utilizar comando UCS (comando de controlo de referenciais) > 3P > selecionar 2 pontos da diagonal da forma (ver duas primeiras imagens) > @0,0,100.
4. Com o comando CIRCLE, desenhar duas circunferências, uma com centro no eixo XYZ e outra com centro no ponto oposto da diagonal, ambas com 1 unidade de raio.
4. Comando UCS > world. Utilizar o comando 3DFACE > seleccionar 3 pontos (ver imagens) > dois enters.
5. Utilizar o comando ARRAYCLASSIC > seleccionar POLAR ARRAY > carregar em SELECT OBJECTS > seleccionar a face (do tetraedro) > enter > carregar em PICK CENTER POINT > seleccionar VÉRTICE SUPERIOR > enter.
6. UCS > X > 90. De seguida, comado MIRROR > ALL > enter > escolher 2 VÉRTICES da pirâmide (vão ser escolhidos os vértices inferiores) > Erase source objects? N
8. De seguida, criar um polígono com o comando POLYGON > 5 (cinco lados) > 0,0 > 1,0 (2 pontos necessários). Usar o comando REGEN.
9. Com o comando REGION, seleccionar o polígono e carregar em enter. Mudar o desenho para SHADED.
10. Usar o comando MIRROR e seleccionar os dois vértices inferiores. Espelhar então o polígono e não apagar o inicial.
11. Passar o desenho para 2D WIREFRAME. Repetir o processo com o comando MIRROR, sendo que agora os vértices seleccionados serão do lado esquerdo.
12. Assim, os três polígonos vão ser numerados: número 1 será o de origem; número 2 o primeiro mirror; número 3 o segundo mirror. Com o comando LINE, seleccionar o vértice mais à esquerda do polígono 3 > PER > carregar em cima da aresta perpendicular (aresta mais partilhada pelos polígonos 1 e 2) e carregar em enter. Foi criado um eixo perpendicular.
13. Comando UCS > 3P > seleccionar os 2 pontos do eixo criados no ponto anterior e de seguida > @0,0,100.
14. Comando CIRCLE, centro no eixo XYZ (1 ponto do eixo) e fazer circunferência até ao vértice do polígono 2 (outro ponto do eixo).
15. Com o comando LINE, repetir o processo feito no ponto 12, mas agora com o vértice do polígono 3.
16. UCS > World. De seguida, UCS > 3P (dois pontos do eixo criado no ponto anterior) > @0,0,100.
17. Com o comando CIRCLE, criar uma circunferência com centro no eixo XYZ (1 ponto do eixo) até ao vértice do polígono 3 (outro ponto do vértice).
18. UCS > WORLD. Comando ALIGN > selecionar polígono 3 > seleccionar vértice em comum com polígono 1 duas vezes > seleccionar outro vértice em comum com polígono 1 duas vezes > seleccionar vértice que toca na circunferência criada no ponto anterior uma vez > seleccionar o ponto de intersecção entre as duas circunferências.
19. Comando ERASE > ALL > R > seleccionar parte do desenho que fica - o polígono 1 e 3 > enter. Com o comando CIRCLE > 3p, criar uma circunferência que contenha o polígono 1.
20. Comando ARRAYCLASSIC > selecionar POLAR ARRAY > carregar em SELECT OBJECT > seleccionar polígono 3 > carregar em enter > carregar em PICK CENTER POINT > CEN > seleccionar o ponto no centro do polígono 1 > TOTAL NUMER OF ITEMS: 5 > enter. Apagar a circunferência.
21. Com o comando COPY, fazer uma cópia do desenho. Colocar em ponto aleatório no desenho.
22. Seleccionar a cópia e carregar com o botão direito do rato > carregar em ROTATE. De seguida, vai aparecer uma esfera feita de circunferências, usar essa circunferência para rodar a peça.
23. Com o comando MOVE, mover a peça até encaixar com a outra (a base). Mudar o estilo de desenho para SHADED.
Sem comentários:
Enviar um comentário