sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Construção de polígonos platónicos | Exercício 9 | Aula 10 (parte 2)

Continuação do exercício 9, começado na aula 10.

1. Congelar layer TETRAEDRO e colocar layer OCTAEDRO como meio de trabalho. De seguida, utilizar o comando VPOINT > 1.5 > 1.1 .

2. Desenhar uma forma com o comando REC > 0,0 > 1,1.


3. Utilizar comando UCS (comando de controlo de referenciais) > 3P > selecionar  2 pontos da diagonal da forma (ver duas primeiras imagens) > @0,0,100.





4. Com o comando CIRCLE, desenhar duas circunferências, uma com centro no eixo XYZ e outra com centro no ponto oposto da diagonal, ambas com 1 unidade de raio.




4. Comando UCS > world. Utilizar o comando 3DFACE > seleccionar 3 pontos (ver imagens) > dois enters.






5. Comando ERASE > ALL > R > L > Enter, para apagar todos os elementos desenho excepto o que foi desenhado em último lugar. Colocar o desenho em SHADED.




5. Utilizar o comando ARRAYCLASSIC > seleccionar POLAR ARRAY > carregar em SELECT OBJECTS > seleccionar a face (do tetraedro) > enter > carregar em PICK CENTER POINT > seleccionar VÉRTICE SUPERIOR > enter.








6. UCS > X > 90. De seguida, comado MIRROR > ALL > enter > escolher 2 VÉRTICES da pirâmide (vão ser escolhidos os vértices inferiores) > Erase source objects? N






7. Congelar a layer TETRAEDRO e colocar DODECAEDRO como meio de trabalho. Comando UCS > WORLD.

8. De seguida, criar um polígono com o comando POLYGON > 5 (cinco lados) > 0,0 > 1,0 (2 pontos necessários). Usar o comando REGEN.


9. Com o comando REGION, seleccionar o polígono e carregar em enter. Mudar o desenho para SHADED.


10. Usar o comando MIRROR e seleccionar os dois vértices inferiores. Espelhar então o polígono e não apagar o inicial.


11. Passar o desenho para 2D WIREFRAME. Repetir o processo com o comando MIRROR, sendo que agora os vértices seleccionados serão do lado esquerdo.



12. Assim, os três polígonos vão ser numerados: número 1 será o de origem; número 2 o primeiro mirror; número 3 o segundo mirror. Com o comando LINE, seleccionar o vértice mais à esquerda do polígono 3 > PER > carregar em cima da aresta perpendicular (aresta mais partilhada pelos polígonos 1 e 2) e carregar em enter. Foi criado um eixo perpendicular.


13. Comando UCS > 3P > seleccionar os 2 pontos do eixo criados no ponto anterior e de seguida > @0,0,100.



14. Comando CIRCLE, centro no eixo XYZ (1 ponto do eixo) e fazer circunferência até ao vértice do polígono 2 (outro ponto do eixo).



15. Com o comando LINE, repetir o processo feito no ponto 12, mas agora com o vértice do polígono 3.



16. UCS > World. De seguida, UCS > 3P (dois pontos do eixo criado no ponto anterior) > @0,0,100.





17. Com o comando CIRCLE, criar uma circunferência com centro no eixo XYZ (1 ponto do eixo) até ao vértice do polígono 3 (outro ponto do vértice).



18. UCS > WORLD. Comando ALIGN > selecionar polígono 3 > seleccionar vértice em comum com polígono 1 duas vezes > seleccionar outro vértice em comum com polígono 1 duas vezes > seleccionar vértice que toca na circunferência criada no ponto anterior uma vez > seleccionar o ponto de intersecção entre as duas circunferências.








19. Comando ERASE > ALL > R > seleccionar parte do desenho que fica - o polígono 1 e 3 > enter. Com o comando CIRCLE > 3p, criar uma circunferência que contenha o polígono 1.


20. Comando ARRAYCLASSIC > selecionar POLAR ARRAY > carregar em SELECT OBJECT > seleccionar polígono 3 > carregar em enter >  carregar em PICK CENTER POINT > CEN > seleccionar o ponto no centro do polígono 1 > TOTAL NUMER OF ITEMS: 5 >  enter. Apagar a circunferência.







21. Com o comando COPY, fazer uma cópia do desenho. Colocar em ponto aleatório no desenho. 



22. Seleccionar a cópia e carregar com o botão direito do rato > carregar em ROTATE. De seguida, vai aparecer uma esfera feita de circunferências, usar essa circunferência para rodar a peça.

23. Com o comando MOVE, mover a peça até encaixar com a outra (a base). Mudar o estilo de desenho para SHADED.



Sem comentários:

Enviar um comentário