Em primeiro lugar, foi decidido realizar o quebra-luz com o software autoCAD.
De modo a tornar a modelação mais simples, preferi a construção por blocos, dividindo assim o quebra-luz em três secções diferentes.
- Em primeiro lugar, criei através do comando BOX um rectângulo, sendo aplicado de seguida o padrão de corte - inúmeras circunferências com raios diferentes com o comando CIRCLE. Com o comando EXTRUDE, foi feita a extrusão destas circunferências para cilindros, seguindo-se do comando SUBTRACT para subtrair os cilindros anteriormente realizados. Por fim, utilizando o comando EXPLODE, foi realizada a explosão do rectângulo de modo a eliminar as base superior bem como inferior do rectângulo, desnecessárias para o quebra-luz.
- Em segundo lugar, decidi fazer a parte de baixo do quebra-luz. Com o comando LINE, criei um traço correspondente à diagonal da base inferior do rectângulo - agora inexistente - de modo a utilizar o centro deste traço para criar um outro traço com 70 unidades - mm - que seria a altura da pirâmide invertida - a parte de baixo. Com o traço auxiliar, utilizou-se o comando 3DFACE para criar as quatro faces da pirâmide.
- Em terceiro lugar, a parte de cima do quebra-luz. Mais uma vez, realizou-se com o comando LINE, um traço correspondente à diagonal da base superior do rectângulo para no centro deste criar outro traço com 67 unidades - mm - correspondente à altura da base superior e onde vai ser colocada uma face com o orifício para a inserção da lâmpada. Com o comando BOX criei um cubo com 60x60x60 e utilizando o comando CIRCLE, desenhei uma circunferência no centro da base superior do cubo com 28 unidades - mm. Repeti o processo do padrão de corte com o comando EXTRUDE para um cilindro e seguidamente, comando SUBTRACT finalizando com o comando EXPLODE e apagando todas as faces excepto a superior, onde vai encaixar a lâmpada. Finalmente, com o comando 3DFACE realizei as quatro faces laterais que unem a face de encaixe da lâmpada com o restante quebra-luz.
- Para finalizar o quebra-luz, utilizei o comando EXTRUDE de modo a dar alguma espessura ao objecto tornando-o mais realista.
Versão explodida do quebra-luz
Quebra-luz
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